A Internalização do Tratamento de Resíduos Hospitalares

Você já ouviu falar e sabe como funciona a internalização do tratamento de resíduos hospitalares? Acompanhe este artigo que preparamos para você!

Hospitais são estruturas cheias de particularidades. Entre elas, o rígido controle sanitário é um dos que mais geram demandas dentro dessas instituições. E nos últimos meses, por conta da pandemia do novo coronavírus, esse cuidado está sendo mais valorizado do que nunca.

E no meio desse aglomerado de responsabilidades, o tratamento de resíduos hospitalares é, além de muito importante, uma demanda que pode gerar dores de cabeça para a administração.

Saiba mais sobre a importância do tratamento de resíduos hospitalares clicando aqui.

O tratamento e descarte de resíduos hospitalares é um processo que pode ter altos custos, além de ser um processo de alto risco para saúde de quem manuseia esses materiais. Por conta disso, a internalização do tratamento de resíduos hospitalares vem sendo uma opção muito valorizada pelos hospitais ao redor do mundo.

Essa alternativa, além de cortar gastos, é mais segura e aumenta a autonomia da instituição.

A Internalização do tratamento de Resíduos Hospitalares - Por que internalizar?

A grande maioria dos hospitais, quando se trata do tratamento de resíduos hospitalares, opta por terceirizar este serviço, ou seja, contratar uma empresa especializada para cuidar dessa demanda. E por mais que, aparentemente, essa seja a solução mais fácil de ser adotada, ela pode gerar alguns problemas e gastos desnecessários. Como, por exemplo:

  1. É um gasto recorrente e que diminui a autonomia do hospital;
  2. Requer o manuseio e transporte de materiais perigosos por longas distâncias;
  3. Mesmo o descarte sendo realizado por empresa terceira, o hospital ainda tem co-responsabilidade;
  4. Gera líquidos altamente poluentes após a incineração ou desinfecção dos materiais;
  5. O processo não é 100% seguro para o operador;
  6. Alto custo Operacional para o Hospital.

Como economizar no tratamento de resíduos hospitalares

Quando um hospital contrata uma empresa para cuidar do tratamento de seus resíduos, o serviço passa a ser um gasto constante, com a possibilidade de sofrer aumentos no decorrer do tempo. Com a internalização desse serviço, você não precisa investir altos valores todos os meses para que os materiais sejam levados para fora da sua instituição.

Ao adquirir um produto, como o Sterilwave, da Bertin, que possa fazer o tratamento de resíduos hospitalares dentro do próprio prédio, no passar do tempo, o próprio equipamento se encarrega de cobrir esse valor, pois depois ele será totalmente seu, deixando esse gasto constante no passado.

Como funciona?

O Sterilwave utiliza um vaso suspenso e lâminas giratórias para moer todos os tipos de resíduos — até mesmo objetos metálicos. Nele, os resíduos de risco biológico são esterilizados por micro-ondas e convertidos em lixo comum em pouquíssimo tempo, podendo ser descartados em latas de lixo de uso público sem gerar riscos.

Ele vai acompanhar a demanda do hospital?

Dependendo do mecanismo, pode tratar até 80kg de resíduos hospitalares por hora, reduzindo seu volume em até 80% e seu peso em até 25%.

E o impacto ambiental?

Os impactos ambientais são exponencialmente reduzidos, já que o processo não gera líquidos poluentes, como a incineração e autoclave geram, por exemplo.

É financeiramente viável?

Como o tratamento dos resíduos passa a ser feito pelo próprio hospital, o serviço deixa de ser um custo recorrente e, com o tempo, a tecnologia acaba sendo paga pelo próprio serviço. Além disso, ele é a solução de mais fácil uso e manutenção, com custos operacionais extremamente baixos, onde comparado aos valores cobrados por KG no Brasil, o KG tratado com a Sterilwave é em média 5x menor.

É seguro?

Por utilizar a tecnologia de micro-ondas, o Sterilwave não necessita de um gerador de vapor, impedindo o excesso de pressão dentro do equipamento e a produção de efluentes líquidos, garantindo a segurança do operador.

Ocupa muito espaço?

O aparelho não precisa de instalação, ocupando dependendo do modelo, de 8m² a 20m² de espaço.

Leve essa tecnologia para dentro do hospital agora mesmo!

Está na hora de internalizar o tratamento dos resíduos do seu hospital, e a Medlux está aqui para te ajudar nesse processo!

Entre em contato conosco e saiba mais sobre o Sterilwave da Bertin, tecnologia única trazida para o Brasil pela Medlux.