Automação Hospitalar: Benefícios para a Área da Saúde

Quando se fala em automação hospitalar, estamos falando sobre um processo de modernização, racionalização e otimização de metodologias e procedimentos que movem a instituição.

Com a implementação dessas automações, que é feita através de softwares e outras tecnologias, a maior consequência gerada será a redução de custos nos procedimentos do Hospital. Mas isso não é tudo.

No post de hoje, a Medlux separou para você quais são os principais benefícios da automação hospitalar para a área da saúde. Quer saber mais? Então continue lendo o post de hoje.

Automação Hospitalar: Benefícios para a Área da Saúde

A jornada do paciente dentro do hospital gera custos e tempo. E existem hoje processos de automação que corroboram para que esses custos e esse tempo sejam reduzidos exponencialmente. O que beneficia não só a instituição como um todo, mas também a experiência do paciente durante o tempo em que ele permanece na instituição.

Dentre os principais benefícios que a automação pode levar para dentro dos hospitais, podemos citar:

Maior praticidade no agendamento

Os benefícios da automação hospitalar começam nos primeiros passos do atendimento: ao agendar a consulta do paciente. A gestão das marcações, cancelamentos, encaminhamentos e reagendamentos podem ser feitas por SMS, email, plataformas especializadas e apps, por exemplo.

Isso tudo proporciona uma enorme economia de tempo para que todo o processo da confirmação de consultas seja realizada. Deixando que os profissionais possam focar em outras tarefas importantes para melhorar o atendimento.

Otimização de tempo

Um paciente que precisa esperar um longo tempo para ser atendido ou receber medicação é um paciente zangado. E numa instituição tão importante como um hospital, é imprescindível que o atendimento seja feito o mais rápido possível. Afinal, lida-se diariamente com vidas, o que não é brincadeira.

A automatização de processos manuais beneficia todas as áreas. A economia de tempo e a maior liberdade em realizar tarefas mais relevantes são primordiais para que o impacto na vida dos pacientes seja positiva.

Tal impacto pode surgir desde uma simples automatização dos laudos, até o uso de um Correio Pneumático, por exemplo. O uso dessa última tecnologia agiliza os processos por meio de um transporte mais acelerado de medicamentos, documentos, bolsas de sangue e etc. por meio de um sistema de tubulações capaz de levar objetos de um lado ao outro do hospital em segundos.

Esse é apenas um dos benefícios do Correio Pneumático, o qual contribui em vários outros segmentos, como o já citado alto tempo de entrega, diminuição de custos com pessoal e farmácias satélite, evita aglomerações em corredores e elevadores e daí por diante.

Com o avanço de softwares de criptografia, os hospitais acabaram sendo um dos mais beneficiados com essa tecnologia. A segurança de dados não serve somente para mantê-los privados, mas expande-se para evitar que as informações sejam perdidas, já que é possível gravar tudo em um HD ou na nuvem.

A automatização hospitalar, como você viu, impacta os vários lados da relação entre um hospital e seus pacientes. O aprimoramento de serviços, otimização de processos e a agilidade no atendimento são fatores vitais para que a instituição se mantenha firme no compromisso com o público.