Por que o Sterilwave é a melhor opção no tratamento de resíduos hospitalares?

Você sabe qual a melhor opção no tratamento de resíduos hospitalares? Confira o conteúdo produzido pela Medlux para conhecer cada uma delas:

Com o avanço da tecnologia, realizar o tratamento de resíduos hospitalares vem se tornando uma prática cada vez mais eficiente. Uma vez que as empresas entendem a necessidade de soluções que ofereçam mais segurança aos profissionais de saúde.

No entanto, deve-se levar em conta as especificidades de cada um desses procedimentos, em busca de uma solução mais satisfatória. Continue a leitura do artigo que a Medlux preparou sobre cada um deles:

Por que o Sterilwave é a melhor opção no tratamento de resíduos hospitalares?

Com o alto índice de pessoas atendidas diariamente pelos hospitais, seringas, frascos de medicamentos e outros detritos são produzidos em massa. Com esse aumento, esses centros buscam formas mais eficientes de lidar com esses resíduos.

Visto que tanto o volume desses materiais, quanto seu nível de perigosidade aumentaram com a proliferação da Covid19. Em decorrência disso, empresas que trabalham com esses equipamentos procuram oferecer soluções mais eficazes.

Dentre os tipos de tratamentos encontrados, quatro deles são as opções mais utilizadas. Contudo, apenas um oferece a desinfecção e redução desses materiais sem precisar deslocar esses objetos. Vejamos cada um deles:

Tratamento por incineração

A incineração refere-se ao procedimento realizado a partir da queima dos resíduos hospitalares. Esse processo ocorre dentro de tanques geradores de altas temperaturas. No entanto, esse tipo de procedimento acaba emanando gases que poluem o meio ambiente.

Por se tratar da contratação de um serviço terceirizado, há também a necessidade do transporte desses materiais. O que coloca em risco os profissionais encarregados de realizar esse deslocamento. Sem contar os gastos com o pagamento desse tipo de serviço.

Tratamento por autoclave

O autoclave trata-se de um equipamento que realiza a esterilização dos resíduos hospitalares. Esse processo é feito por meio de uma câmara estanque. Nessa câmara os detritos são submetidos a vapores de água responsáveis pela desinfecção destes materiais.

Contudo, a higienização de todos estes itens não é garantida, já que o vapor de água não consegue atingir 100% dos objetos. Além de que esse método não diminui o volume desses resíduos, diferente de outros tratamentos. 

Tratamento por radiação

Assim como o autoclave, a radiação se resume a exposição desses materiais a elementos que visam sua desinfecção. Nesse caso, os resíduos são expostos a emissão de raios gama.

No entanto, sua semelhança ao autoclave não para por aí. Isso porque, assim como esse outro tratamento, a radiação não atinge todos os detritos. Sendo necessário também o transporte desses materiais.

Tratamento químico

O tratamento químico realiza a limpeza dos resíduos hospitalares por meio de soluções desinfectantes. Essa solução faz uso de hipoclorito de sódio, dióxido de cloro ou gás formaldeído.

Entretanto, este processo gera efluentes líquidos nocivos ao meio ambiente. O que acaba necessitando soluções neutralizantes que despendem de gastos extras com equipes especializadas.

Como podemos perceber, todos os tipos de tratamento de resíduos hospitalares possuem alguma contradição. Alguns auxiliam a poluição do meio ambiente através de gases ou líquidos tóxicos. Já outros, não são totalmente eficazes na desinfecção e nem na redução do volume desses detritos.

Foi pensando em atender essas necessidades, fornecendo um equipamento eficaz no tratamento desses materiais que surgiu o Sterilwave.

Tratamento de resíduos Sterilwave

O Sterilwave resume-se a um equipamento semelhante a um forno micro-ondas. Os resíduos são previamente triturados e umedecidos a um vapor de 150°C, e em seguida são levados até ele, onde ocorre todo o procedimento.

Já no Sterilwave os materiais são submetidos a pás giratórias encarregadas de assegurar que todo material seja desinfetado. Diferente dos procedimentos citados acima, o tratamento por micro-ondas oferece:

  • - Redução de 80% do volume e 25% do peso dos resíduos;
  • - Alcance de 100% dos materiais contaminados;
  • - Impacto ambiental zero, pois não gera efluentes;
  • - Processo contínuo sem intervenção humana;
  • - Redução em custos operacionais;
  • - Eliminação do transporte dos detritos;

Sem contar que o Sterilwave não necessita de gastos com equipe terceirizada, pois seus processos são realizados dentro do hospital. Isso também exclui a necessidade de transporte, o que impacta diretamente na segurança dos profissionais.

Adquirir esse equipamento otimiza e traz mais segurança aos processos de tratamento de resíduos hospitalares. Conheça mais sobre essa tecnologia clicando aqui.