Unitarização de medicamentos evita desperdícios

Você já conhece o processo de unitarização de medicamentos e como essa tecnologia pode evitar desperdícios dentro de um hospital?

Dentre as inúmeras tecnologias desenvolvidas especialmente para o setor hospitalar, uma que é capaz de reduzir drasticamente os custos com a farmácia hospitalar é a unitarização de medicamentos.

Esse equipamento separa e etiqueta os remédios conforme a dosagem, horário, tipo de internação e demais especificações passadas pelo médico responsável pelo atendimento do paciente, trazendo benefícios como a diminuição de erros na hora de levar os medicamentos aos internos e a redução de descarte de remédios, visto que eles são melhor aproveitados e monitorados pelo corpo de enfermagem antes que atinjam a validade.

Saiba mais sobre como a unitarização de medicamentos pode reduzir os desperdícios de instituições hospitalares.

Unitarização de medicamentos evita desperdícios

Você sabia que, anualmente, mais de R$1 bilhão em medicamentos é desperdiçado somente no Brasil?

Esse número assustador compreende cerca de 20% dos remédios comprados por hospitais públicos e privados, e mesmo que ele seja influenciado por diferentes fatores, devemos destacar as perdas causadas pela abertura de embalagens de remédios que não são utilizadas em sua totalidade.

Diante disso, a unitarização de medicamentos apresenta-se como uma ferramenta eficaz no corte de gastos com o desperdício desses materiais.

Com essa tecnologia, um remédio de 100 ml, por exemplo, que seguia para a enfermaria para atender a um paciente que receberia apenas 10 ml e descartaria o restante, agora ele é separado e distribuído pela Central em embalagens com a dosagem correta.

Em consonância com essa funcionalidade, a unitarização de medicamentos ainda possibilita o registro de dispensações das doses específicas, controla o estoque dos produtos e faz a integração com um sistema que gera etiquetas com o nome do paciente e outras informações sobre posologia, prescrição e horários de aplicação.

Além disso, o sistema de Unitarização de medicamentos, além de reduzir o desperdício, também:

  • • Reduz estoques;
  • • Impede erros no atendimento dos pacientes;
  • • Evita o desvio de medicamentos;
  • • Traz mais economia com recursos e equipe.